bacalhau

Medalhão de Bacalhau

sexta-feira, abril 22, 2011

Receita ideal para a Semana Santa

Ingredientes

1 kg de bacalhau salgado (tipo Zarbo)
200 g de batata cozida ralada
1 ovo batido
¼ xícara (chá) de azeite (50 ml)
sal e pimenta do reino a gosto
óleo para fritar
¼ xícara (chá) de azeite (50 ml)
modo de preparo




Pele do bacalhau

1°- Retire a pele de 1kg de bacalhau salgado e coloque em uma tigela com água gelada para dessalgar por 2h.

2°- Depois deste tempo escorra a pele do bacalhau, seque-a com papel absorvente, tempere com sal e frite em óleo não muito quente (160ºC) até ficar crocante (+/- 5 minutos). Reserve.

Medalhão de bacalhau

3°- Lave o bacalhau e coloque-o em outra tigela com água gelada. Leve para a geladeira e troque a água de 4 em 4 horas, durante 24 horas. OBS: A água para dessalgar o bacalhau deve estar sempre gelada, mantenha-a na geladeira.

4°- Depois de dessalgar o bacalhau por 24 horas coloque-o em uma panela com água até cobrí-lo e cozinhe por +/- 10 minutos. OBS: tome cuidado para não cozinhar demais. Escorra o bacalhau, retire as espinhas e deixe-o em lascas.



5°- Numa tigela misture o bacalhau cozido com 200 g de batata cozida ralada, 1 ovo batido, ¼ xícara (chá) de azeite e pimenta do reino a gosto. Acerte o sal se necessário. Com as mãos pegue uma porção desta massa (com +/- 150 g) e modele no formato de medalhão e reserve. Faça isso com o restante da massa.

6°- Leve ao fogo alto uma frigideira com ¼ xícara (chá) de azeite e grelhe os medalhões, dourando bem dos dois lados (+/- 3 minutos cada lado). Sirva em seguida, acompanhado de brócolis ao alho e óleo, pétalas de cebola ao azeite e a pele do bacalhau frita.

OBS: o rendimento de 1kg de bacalhau salgado é de +/- 400 g de bacalhau dessalgado e cozido em lascas.

Vídeo:


Fonte: Mais Você

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook