Conheça quatro dicas para a

Conheça quatro dicas para afastar o estresse da sua rotina

terça-feira, abril 26, 2011

Olá pessoal, bom dia!
Que tal seguir essas dicas e acabar com o estresse?

Bjos!


Se você tem pouco tempo e preocupações de sobra, certamente o estresse faz parte da sua vida. As opções do que fazer para impedir que isso aconteça são muitas, mas exigem reorganização de horários e, quase sempre, dinheiro: seja para uma aula de pilates, academia de ginástica ou terapia. No entanto, há meios de mandar a ansiedade embora sem exigir muito de você. Conheça quatro atitudes simples que podem ajudar a aliviar o estresse.



Respire
Não faça nada, apenas preste atenção ao ar que entra no seu corpo. "Aprendendo a controlar a respiração acabamos com todas as perturbações da mente e dos sentidos", afirma o médico David Frowley, especialista em terapia ayurvédica, sistema de cura tradicional da Índia. Segundo Frowley, nossa energia vem, basicamente, da respiração. "Se o cérebro não recebe a quantidade certa de oxigênio, não temos a energia vital suficiente para nos desenvolver e mudar", diz.

O especialista sugere separar dez minutos do seu dia para a prática. Comece prestando atenção no ritmo em que o ar entra e sai dos pulmões. Aos poucos, vá controlando este intervalo até que ele se torne bem espaçado. Tente contar até dez enquanto puxa e, depois, quando solta a respiração. Fazendo inalações mais prolongadas você fortalece todo o seu corpo e acalma a mente.

Pequenas ações podem afastar o estresse da rotina - Foto: Getty Images

Diga o que pensa
Claro que não é para sair por aí dizendo tudo aquilo que lhe vem à cabeça. O filtro que divide os pensamentos do que é falado é indispensável no dia a dia, mas é preciso encontrar um equilíbrio. "Quem abre mão de falar o que pensa não se deixa conhecer", afirma a psicóloga Madalena Cabral Rehder.

Só não esqueça que a comunicação é uma via de mão dupla: falar e ouvir. "Aprender a se comunicar de forma espontânea e com criatividade favorece o crescimento pessoal e profissional", diz a psicóloga.

Nos momentos explosivos, entretanto, o silêncio é a escolha certa. "Nesses casos, o melhor mesmo é aquietar e, posteriormente, tocar no assunto em outra ocasião", diz a especialista.

Tenha amigos
Um estudo realizado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, constatou que amigos podem auxiliar na superação de qualquer tipo de problema. "O acolhimento que os amigos oferecem dá força para resolver as dificuldades, ainda que elas pareçam insolúveis", diz a psicóloga Marina Vasconcellos.

Outro detalhe importante da pesquisa: conviver com pessoas otimistas eleva as suas chances de dar mais risadas em até 60%. Se a atitude positiva não tem poder de diminuir os problemas, pelo menos impede que eles prejudiquem a sua saúde, agravando quadros de estresse e de doenças cardiovasculares. Mas fique atento: do mesmo jeito que o sorriso é contagiante, o mau humor também se espalha feito poeira.

Adote o escalda-pés
Depois de passar muitas horas do dia com os pés sufocados dentro do sapato, um escalda-pés é tudo o que você precisa. O método relaxa, estimula a circulação sanguínea dos membros inferiores, alivia o estresse e o cansaço acumulado. Basta uma bacia com água quente e sal grosso para diminuir as tensões.

Aprenda a relaxar com dicas simples - Foto: Getty Images

"A melhor maneira de se tirar proveito do escalda-pés é escolher um local tranquilo para que o relaxamento seja completo. Sugerimos colocar uma música bem calma para ajudar", ensina a terapeuta Shirlei Fideles, do Otris Spa Urbano, de São Paulo.

Quem quiser incrementar a receita pode acrescentar duas gotinhas de óleos essenciais. "Adicionar elementos de fricção, como bolinhas de gude, pedras de rio ou até mesmo grãos de feijão cru promovem uma massagem suave", acrescenta a terapeuta Érica Viviane Burmeister, do Kyron Spa, de São Paulo. Ela ainda indica os óleos de menta e eucalipto, que combatem a sensação de peso nas pernas.

Fonte: Minha Vida

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook