dicas

Confira dicas de como escolher o peixe para a Semana Santa

terça-feira, abril 19, 2011


Olá pessoal, boa tarde!
São dicas muito importantes sobre peixe
por isso leia com atenção, boas compras e boa Semana Santa pra todos.

Bjos!


Tradição, o peixe é o prato principal na mesa do almoço da Semana Santa. Por isso a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo alerta sobre os cuidados na hora de comprar, preparar ou mesmo conservar peixes e outros frutos do mar.

O produto deve ser comprado sempre em um estabelecimento que apresente condições de higiene e limpeza. O consumidor deve dar preferência sempre ao pescado fresco, pois possibilita que a qualidade seja verificada por meio do odor, da textura e da coloração.

O peixe deve ter as brânquias úmidas e brilhantes, e entre a cor de rosa e vermelho intenso. Ainda que seja fresco, sua exposição deve ser sempre em meio a camadas de gelo. Já o produto resfriado, além de ser conservado no gelo, deve ter a temperatura mantida entre 0°C e -2°C.



Para quem opta por comprar o pescado congelado ou para quem congela o peixe fresco, o método mais recomendado para o descongelamento é na geladeira a 4°C, pois diminui a perda de água e garante a manutenção da qualidade do pescado. No micro-ondas recomenda-se sempre utilizar a opção "descongelar" para garantir o descongelamento uniforme.

“Nunca se deve descongelar qualquer pescado em temperatura ambiente, porque não é uniforme e pode gerar perda de qualidade, umidade e permitir o crescimento de micróbios”, alerta William Latorre, diretor da Divisão de Alimentos da Vigilância Sanitária Estadual.

Outra recomendação é nunca congelar novamente um pescado que já foi descongelado. E, para quem vai congelar pescados frescos ou resfriados, o ideal é congelar os peixes inteiros, sem as vísceras e mantendo a pele, que é a melhor proteção do peixe.

“Não se deve congelar diversas espécies em um mesmo recipiente ou embalagem, e é sempre importante proteger bem o pescado com filme e sacos apropriados de primeiro uso”, explica William.

É importante que as embalagens dos pescados sejam identificadas com as informações sobre o produto e a data de congelamento. O freezer não pode ser sobrecarregado durante o congelamento.

“É muito importante evitar a contaminação cruzada, isto é, o contato de alimentos crus com alimentos cozidos”, alerta William.


Para quem opta pelo tradicional bacalhau, deve-se evitar o consumo excessivo de sal. É necessário dessalgá-lo adequadamente, por meio de fervura, para evitar que o teor de sódio no alimento fique alto e não interfira na saúde do consumidor, uma vez que seu consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial.

Fonte: UOL

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook