água

Cuidar da saúde do corpo começa com um simples copo d’água

segunda-feira, julho 04, 2011


Olá pessoal, bom dia!
Ótima matéria, espero que gostem!

Esse poderoso líquido deve ser ingerido em abundância nos proporcionando mais saúde e qualidade de vida. Nenhum outro líquido dito hidratante faz esse papel com tanta eficiência.
Diante do turbilhão de informações que chegam até nós diariamente, sobre a saúde do corpo e da mente, vivemos com uma ansiedade constante na intenção de fazer todo o possível para não desenvolver essa ou aquela doença ou ainda lidar com alguma patologia já instalada.

O que normalmente fica esquecido é que hábitos simples são de grande valia para o nosso bem estar, incluindo nossa saúde física e psicológica e entre eles o hábito de beber água.
A água está em todo o nosso organismo, desempenhando uma função primordial ao proteger e lubrificar todas as células que nos constituem, além de ser um meio de transporte de nutrientes para todo o nosso corpo.

Benefícios:
A ingestão adequada de água promove imensos benefícios ao organismo. Ocorre melhora do fluxo de oxigênio com diminuição do cansaço e sonolência, além da eliminação de toxinas, fortalecimento do sistema imunológico, melhora do funcionamento intestinal, dos rins e da pressão arterial.

Você precisa saber!
A proporção de água no seu corpo é a mesma da água do planeta terra, ou seja, 70%.
Na terceira idade a porcentagem de água do nosso corpo cai para até 55%.
Um bebê deve ingerir 150 ml de água por quilo do seu peso, já as crianças devem beber 55 ml por quilo do seu peso.
Os processos fisiológicos do seu corpo usam em torno de 3 litros de água por dia.
A respiração elimina em torno de 4 copos e a transpiração mais 2 copos.
Em torno de 1,5 litros de água passam por cada um dos seus rins diariamente.
Seus pés liberam em média meio copo d’água por dia.
O seu cérebro é composto por 75% de água.
Os alimentos são responsáveis por fornecer 40% da água para o corpo.
O seu organismo elimina cerca de 10 copos de água por dia.

Os riscos de beber pouca água
O corpo humano não consegue “estocar” a água que você consome. Ela é eliminada diariamente e em grandes quantidades pelo suor, urina, fezes e outras funções do corpo. Por isso, a água precisa ser reposta constantemente. Quando os níveis de água no organismo se reduzem, ele passa a trabalhar em menor intensidade para poupar líquidos e prevenir a desidratação. Os sintomas podem variar desde dores de cabeça e enxaqueca, ressecamento da pele, diminuição do tônus muscular, desidratação, prisão de ventre e problemas renais até um simples cansaço e falta de energia e concentração. É claro que se você sentir qualquer um dos sintomas citados deve antes de qualquer coisa procurar um médico.

Incentivo
O ato de beber água deve ser um hábito no seu dia a dia. E uma maneira de não esquecer é ter sempre por perto uma garrafinha ou um copo d’água no trabalho, na mochila, no carro…
As mulheres tem por natureza uma porcentagem de água total no organismo menor que a do homem devido a maior quantidade de tecido adiposo subcutâneo, por isso a hidratação se faz mais importante ainda. Uma boa dica é carregar uma garrafa d’água na bolsa, afinal quanto mais você beber água menos peso você vai carregar na bolsa não é mesmo? No início pode parecer estranho e até complicado, pois pessoas que não tem o costume de beber água não toleram grandes quantidades, mas se a água estiver sempre disponível, pequenos goles em um menor espaço de tempo serão suficientes para manter seu corpo hidratado.

Lembre-se:
Não é preciso sentir sede para beber água, sede é sinal de desidratação!
Quando ocorre uma ingestão insuficiente ou perda excessiva de água, o organismo responde reabsorvendo mais água, por isso pessoas que bebem pouca água vivem com retenção de líquidos. Vários mecanismos atuam em conjunto para manter o equilíbrio hídrico do organismo. Um dos mais importantes é o mecanismo da sede.

Para um adulto em condições normais, a recomendação de ingestão de água é de 35ml/kg de peso corporal, ou 2 a 2,5 litros de água por dia.

clinicaanazeni.med.br

Fonte: Vida, Saúde, Beleza

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook