dicas

Estilo Pin-up - O que é, e como fazer

quinta-feira, julho 21, 2011

Pin-up é um termo para representação de mulheres voluptuosas, em lingeries sensuais mas não muito reveladoras, cinta-liga, saltos altíssimos, cabelos com cachos glamorosos e batom vermelho. Tudo isso em uma aura de inocência num tom provocativo e instigante. A vulgaridade passa longe do estilo pin-up!
Apesar de ter dados ligados ao surgimento das pin-ups desde 1890, foi na década de 1940 que elas fizeram grande sucesso e povoaram os sonhos e desejos dos homens da época. Tanto em desenhos como em fotos, as pin-ups esbanjavam sensualidade em posters que eram pregados nas paredes, daí o termo “pin up”, que significa “ser pendurado”.
Durante a Segunda Guerra Mundial, atrizes famosas da época se vestiam de pin-ups para alegrar e divertir os soldados.


Quando não visitavam quartéis, suas fotos eram item de coleção entre os jovens soldados, que guardavam várias fotos em seus armários.
Várias atrizes famosas entraram pra história com seu look pin-up, entre elas Rita Hayworth (Gilda), Ava Gardner (Mogambo) e Marilyn Monroe (O pecado mora ao lado), que foi a grande representante do estilo. E nos desenhos, a eterna Betty Boop, que estampa vários produtos e é febre de consumo entre as brasileiras.



Quem usa?!

Ava Gardner, Marilyn Monroe e Rita Hayworth
Mas não pense que o estilo das pin-ups ficou reservado somente aos anos 40! Até hoje ainda temos muita influência deste estilo, que está de volta com tudo e tem sido inspiração de muitas famosas que querem um look mais glamoroso, sendo frequente seu uso em shows e nos tapetes vermelhos. A influência é tanta que a revista Vanity Fair traz todo mês um especial com jovens atrizes, e todas em looks pin-ups! Ainda tem alguma dúvida de que o estilo pin-up está com tudo? Veja as famosas que representam o estilo atualmente e corra para o seu batom vermelho, a cinta-liga e o baby-liss já!
Quem usa:

A cantora Katy Perry e a atriz/modelo Dita Von Teese são, atualmente, as maiores representantes do estilo. Katy Perry é apontada como a grande responsável pela volta do pin-up à moda do momento.

As cantoras Christina Aguilera e Gwen Stefani também são adeptas do estilo. Christina baseou-se na época de 30 e 40 para a produção do seu disco “Back to Basics”, onde praticamente todos os clipes tiveram a temática pin-up. Já Gwen adota o estilo com pitadas de modernidade, e nesta foto ela está divulgando o perfume de sua coleção, a L.A.M.B.

A atriz Katherine Heigl (Izzie de Grey’s Anatomy) tem sido apontada como uma das mulheres mais glamurosas de Hollywood, e não é por menos. Sua pose e sua atitude é sensual sem ser vulgar, tudo a ver com o estilo pin-up. Scarlet Johansson também segue a mesma linha, porém assim como Gwen Stefani, sempre dá umas pitadas de modernidade aos seus looks retrô que apresenta nos tapetes vermelhos.

Como fazer?

Lingerie
Lembre-se sempre que as pin-ups nunca são vulgares. Aquela calcinha de tirinha com estampa de oncinha que você coloca em ocasiões especiais está fora de cogitação. Aposte nos espartilhos, nas cinta-ligas com meias 3/8 e nas rendas.

Roupas
As roupas das pin-ups são justas sem revelarem muito. Aqui vale o jogo do esconde-esconde: as roupas são usadas para insinuar as curvas do seu corpo. Aposte nas roupas com um look mais antigo, como vestidos e saias rodadas, camisas com botões estratégicos abertos e um nó embaixo, e os shorts curtos com cintura alta.

Maquiagem
Delineador no estilo “gatinho” e batom vermelho são seus maiores aliados. As pin-ups geralmente possuíam a pele bem branquinha, portanto o blush deve ser aplicado em tons leves, somente nas maçãs do rosto, para dar aquele look ingênuo. Invista também nos cílios bem longos: use uma máscara alongadora, curvex ou cílios postiços.

Cabelos
Chapinha e pin-ups não combinam. Os cabelos das pin-ups seguiam a moda da época, ou seja, cachos glamurosos feitos com bobes grandes. Hoje em dia você pode utilizar os baby-liss de espessura mais grossa. Mas se você não tiver isso à mão, invista em um bom penteado clássico, como o coque, e um lenço amarrado como tiara.

Fonte: divadiz.com

Poderá gostar também de:

1 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook