dicas

Como cultivar um Bonsai

quarta-feira, julho 20, 2011

Resumo

Você provavelmente já viu um bonsai. Se não, é aquela arvorezinha em miniatura muito cultivada pelos japoneses. Mas, bonsai é bem mais do que isso, é uma arte japonesa muito simples em sua essência, que procura reproduzir em um pequeno vaso como a árvore seria se estivesse crescendo no solo, na natureza. Quando bem tratado, é um objeto de decoração, além da prática ser uma espécie de arte em escultura e uma forma de terapia anti-estresse.
Agora, cuidar de um bonsai e fazer com que ele permaneça saudável não é nenhum bicho de sete cabeças. Confira as dicas e faça o seu:



Escolha a árvore

As melhores candidatas são aquelas árvores ou arbustos que possuem pequenas folhas e pequenos galhos, sendo naturalmente densas e compactas. Boas espécies são o Pinheiro-japonês e a mini-romã. Você pode plantar a semente e esperar crescer, mas o meio mais comum e recomendável para se fazer um bonsai é através da compra de uma muda em um viveiro confiável.

Escolha o vaso

Os vasos de bonsai são normalmente rasos e largos, já que o tamanho do vaso ajuda a limitar o crescimento da planta. Sempre use vasos com buracos de drenagem e tome bastante cuidado na hora de transplantar a planta para o novo vaso. Faça esse transplante novamente uma vez a cada dois anos, mais ou menos, ou quando a raiz do bonsai já estiver ocupando todo o interior do vaso.

Regue-o e ilumine-o

É muito importante regar qualquer planta, inclusive um bonsai, mas esse tipo de árvore não deve ser regado em excesso. Uma vez por dia, em pouca quantidade, já é suficiente. Para que ele cresça saudável, lembre-se de deixá-lo em um lugar onde bata luz.

Modele-o

Você precisa modelar o seu bonsai ( a famosa poda) para que ele permaneça ou assuma a forma que você deseja, sempre simulando ao máximo a forma natural de uma árvore no campo. Os pequenos galhos devem parecer os grandes de uma árvore, e o excesso de galhos pode gerar ramos finos demais, por isso, é preciso que você mantenha somente os estratégicos.

Amarre-o
As amarrações são feitas para estabelecer a direção dos galhos e troncos que você quer que o seu bonsai assuma. Elas deverão ser feitas utilizando arames de cobre ou de alumínio e deve-se tomar cuidado ao efetuá-las em plantas com crescimento vigoroso para que os galhos não sejam estrangulados.


Importante

O bonsai é uma arte, visto por muitos como uma verdadeira escultura viva. Para que dê certo é preciso muita paciência e delicadeza. Boa sorte!

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook