churrasco

Dicas valiosas para um bom churrasco

quinta-feira, julho 28, 2011

Que um churrasco é uma ótima ocasião para reunir os amigos e a família, pouca gente discorda. Mas o que fazer para incrementar a picanha, a linguiça, a farofa e a maionese de sempre? O chef de carnes do Porcão Rio’s, Everaldo Zanata, e o sócio do buffet Churrasco RJ, Bruno Rangel, dão dicas valiosas e ensinam truques para impressionar os convidados. Os segredos estão nos temperos, em carnes que fogem do tradicional e na apresentação dos pratos. Confira!

Carnes

Picanha, alcatra, contrafilé e costela de boi são as mais indicadas. “São carnes muito saborosas e que agradam a todos”, diz Zanata. Para impressionar, aposte na carne de carneiro. “Ela é macia, um pouco adocicada e uma das mais pedidas na churrascaria. Sirva com geleia de menta, que pode ser comprada em qualquer supermercado grande, ou com molho de hortelã”.

Por mais que você queira inovar no cardápio, os clássicos coração, linguiça e asinha de frango não podem ser esquecidos. “Para diferenciar um pouco, você pode usar peito de frango, em vez das asinhas e da coxa. Ele é mais bonito e tem menos gordura”, indica o chef.



Temperos

O segredo para deixar todos com água na boca é caprichar no tempero. “As carnes não precisam de nada além de sal grosso. Mas, se quiser dar um toque diferente, use sal temperado na alcatra e no contrafilé: acrescente caldo de carne em pó, um pouco de páprica e cominho ao sal”.

Para o coração, o chef tem uma dica especial. “Um dia antes do churrasco, tempere-o com um pouco de cerveja, alho, sal grosso, salsa e cebolinha bem picadas”. A coxa e a sobrecoxa também podem ficar marinando de um dia para o outro. “Use um pouco de páprica, sal, tomate batido – para dar um caldo ao frango –, salsa e cebolinha. Se quiser, também pode acrescentar um pouco de cerveja”.

Zanata ensina uma maneira diferente – e menos trabalhosa! – de preparar a costela de boi. “Corte-a em pequenas ripas, da grossura de um dedo, e tempere apenas com sal grosso. Em cerca de 15 minutos ela está pronta e suculenta”.

Vegetariano ou light

E para aqueles amigos que não comem carne ou estão de dieta, o que servir? “Tomate, pimentão, cebola, berinjela, abobrinha verde, batatas doce e baroa podem ser assados na brasa. Quando cozidos, basta acrescentar um pouco de sal e azeite extravirgem”.

Petiscos

Ainda na churrasqueira, Zanata indica o queijo assado e o pão com alho como os favoritos para petiscar. “Numa chapa de ferro, disponha pedaços finos de muçarela e ponha no fogo não muito alto. Assim, ela não derrete demais e fica douradinha por cima. Para o pão de alho, pode-se usar maionese, alho amassado, salsa bem picada e um pouquinho de mostarda”.

Acompanhamentos

No buffet, Bruno Rangel aconselha não fugir muito do tradicional. “Pratos rebuscados demais não combinam com churrasco. Aposte no arroz branco, no molho à campanha, na maionese e na farofa. É o que todo mundo gosta”. Mas ele dá dicas para dar uma “bossa” aos pratos. “Acrescente ovos cozidos, bacon e batata palha para fazer um arroz maluco. Na farofa, acrescente bacon em cubos, calabresa, ovos e cebola. Pode-se fazer também uma farofa de banana, que é muito saborosa”.

Para dar uma colorida à mesa – e agradar aos amigos ‘lights’ -, não esqueça das saladas. Bruno ensina a preparar duas delas. “A salada Jamie leva alface americana, tomate cereja, muçarela de búfala, parmesão em lascas, azeitonas pretas e vinagre balsâmico. Outra mais simples, porém saborosa, é a Grega, de tomate, queijo branco, orégano e manjericão”, indica.

De acordo com o empresário, o segredo para impressionar os convidados está na apresentação dos pratos. “Sirva as folhas em uma saladeira bem bonita, separando as mais escuras das mais claras. Pode finalizar com tomates por cima ou cenoura ralada. Para os pratos quentes, é elegante servi-los em réchauds”.

Sobremesas

Nada melhor do que finalizar um churrasco com um docinho feito na brasa. “Os clássicos banana e abacaxi assados são sempre os mais pedidos. Para impressionar, sirva com calda de chocolate, sorvete de creme ou açúcar e canela. O abacaxi é excelente, pois ajuda na digestão”.

Fonte: gnt.globo.com

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook