casar

Documentos necessários para casar

sexta-feira, julho 29, 2011


Tire suas dúvidas sobre os documentos que devem ser apresentados para o casamento civil e o religioso

Tanto para o casamento civil quanto para o casamento religioso é preciso que os noivos se organizem com relação à documentação necessária para casar. Alguns documentos precisam ser pedidos com certa antecedência pois podem demorar para serem liberados pelo cartório, especialmente quando o noivo ou a noiva não mora na cidade onde foram registrados.

O casamento civil pode até ser feito após a cerimônia religiosa, mas deve ser no mesmo dia e não muitos dias depois. Por isso, é imprescindível ir atrás destes documentos o mais rápido possível quando decidirem se casar para não correrem o risco de atrasarem o casamento por causa de burocracia.

Para facilitar o planejamento do seu casamento, veja a lista de quais documentos são necessários para o casamento no civil e no religioso:

Casamento civil

Será necessário ter duas testemunhas no dia do casamento civil e também para dar entrada no processo de habilitação no cartório, o que deve ser feito com 2 a 3 meses de antecedência.

As testemunhas podem ser diferentes nas duas ocasiões, sendo que a decisão fica à critério do casal. Vale ressaltar que as testemunhas também precisam estar com a Cédula de Identidade (o RG) original quando forem ao cartório com os noivos.

Documentos para o casamento civil

Cédula de Identidade (RG) original;
Certidão de nascimento atualizada (deve ser solicitada no cartório que emitiu sua certidão de nascimento);
Cédula de Identidade (RG) original das testemunhas.
Casamento religioso

O casamento religioso exige mais documentos e por isso, as igrejas normalmente pedem os documentos dos noivos com até um mês de antecedência. Cada igreja exige determinados documentos, As igrejas cristãs costumam pedir certos documentos mas a lista pode variar dependendo da igreja, por isso é importante consultar a secretaria da sua igreja para confirmar quais documentos exatamente vocês vão precisar. Abaixo listamos os documentos que são solicitados na grande maioria das igrejas:

Documentos para o casamento religioso

Cópia da Cédula de Iidentidade (RG) dos noivos e padrinhos;
Certidão de batismo do noivos (deve ser procurada com antecedência pois pode demorar meses para ser encontrada);
Certidão de óbito, caso um dos noivos seja viúvo(a);
Protocolo do processo civil emitido pelo cartório;
Certificado do curso de noivos.

Fonte: Dicas de Mulher

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook