dicas

Conciliando Família e Trabalho

quinta-feira, julho 21, 2011

A satisfação que nos proporciona realizar um trabalho afecta a nossa vida privada. É sempre recomendável trabalhar em algo que nos traga plena satisfação para chegar a casa de bom humor.

Nos casos dos casais em que cada membro pretende seguir a sua própria carreira com as suas prioridades pessoais, as suas próprias necessidades e uma organização de trabalho pessoal, a tensão está constantemente presente. Não acontece o mesmo em casais onde um membro trabalha fora de casa e outro em casa com os filhos. Devem chegar a um acordo especial, isso sim, sobre os temas de conversa.

Como é lógico, qualquer problema laboral afeta de forma individual, mas não se deve transferir esse problema para o outro membro do casal.

A maioria dos trabalhadores tende a abdicar da sua vida privada em prol da laboral, sobretudo pelo factor tempo. Não somente pelas horas extra não remuneradas senão também pelo tempo perdido no trânsito de ida e volta ou outras deslocações (reuniões a altas horas da madrugada, almoços, refeições e jantares de negócios … ). O trabalhador é obrigado a assistir a todo este tipo de actos, o que explica a deterioração do casal ou do seio fami­liar.



Se ambos os membros do casal traba­lham e se está em jogo duas carreiras profissionais surgem novas complica­ções: como se ajustar, como se organi­zar, quem falta ao trabalho se um filho está doente, quem tem tempo para ir às compras, quem trata das reuniões escolares, etc. A prioridade de uma das duas carreiras está em jogo.

O excesso de trabalho é outro fator importante a ter em conta. Em muitos postos de trabalho, a carga de trabalho tende a aumentar de forma considerá­vel. Os casais devem conseguir chegar a casa a uma hora decente para ao menos se poderem ver durante a semana.
Aparte disso, é preciso ir buscar as crianças à escola, levá-las de manhã, preparar os jantares, os banhos, man­ter as relações sociais com os ami­gos … e a pressão é cada vez maior, se somarmos tudo isto às viagens de negócios … é inevitável que a vida pri­vada seja afectada pela laboral e vice-versa.

Em todos os estudos realizados sobre o conflito entre a vida privada e a pro­fissional observa-se um número claro de constantes.

Alguns conselhos práti­cos:

Para muitas famílias o dinheiro é o maior motivo de stress. Os casais que se entendem bem, costumam ter menos problemas com o factor econó­mico. Falam sem rodeios sobre qual­quer assunto e aliviam tensões mais facilmente. Um conselho: não viva acima das suas possibilidades.

Há muitas famílias que colocam o tempo livre acima de tudo para convi­ver em harmonia e consideram sagra­do o pouco tempo que dispõem. Apostam nas actividades em família como por exemplo comer ou jantar jun­tos.

A comunicação é muito importante

Nas famílias felizes escutam-se uns aos outros e respeitam-se mutuamen­te. É preciso saber prestar atenção aos outros. Neste caso a vida laboral não afecta a vida pessoal, ambas comple­tam-se.

Um conselho: aprenda a expressar o que sente. Fomente a comunicação com os seus parentes.

Tente estabelecer um critério justo e repartido para a realização das tarefas domésticas. Todos os membros da família devem participar. Só se podem fazer certas excepções em caso de excesso de trabalho mas não ganhe maus hábitos, fale sempre com o seu parceiro.

Fonte: criseedinheiro.com

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook