dicas

Benefícios da dança na "terceira idade"

sábado, julho 23, 2011

O envelhecimento é um fator que gera grandes transformações no organismo, e essas transformações em sua maioria são prejudiciais para os indivíduos tornando-os descontentes com sua imagem e também gerando limitações, pois o corpo se torna mais lento sendo incapaz de realizar as atividades como em tempos anteriores. O envelhecimento faz com que o organismo funcione de forma diferenciada e o corpo torna-se menos flexível, os movimentos são mais lentos com perda da agilidade, as articulações vão perdendo a mobilidade e elasticidade, os ossos ficam mais fracos, ocorre uma deterioração do aparelho bronco pulmonar, gerando um comprometimento de todo o sistema respiratório, o aparelho cardiovascular também sofre diminuição de sua capacidade, ocasionando várias patologias decorrentes dessa situação.
Assim surge a necessidade de procurar formas para minorar os efeitos do envelhecimento e isso pode ser adquirido através da dança que é considerada por muitos autores uma das atividades mais completas. Desta forma a dança é a melhor opção para indivíduos da terceira idade, pois é uma atividade realizada em grupo facilitando a integração e fortalecimento das amizades, com superação de limites físicos, diminuindo assim as angustias e incertezas que cercam este grupo durante a vida cotidiana.

Na atualidade percebe-se que um grupo social vem se desenvolvendo muito e esse grupo é denominado por muitos como terceira idade, devido às limitações ocasionadas, desta forma surge à necessidade de otimizar esse processo de envelhecimento tornando a vida do idoso mais fácil e prazerosa.

Uma modalidade que vem se destacando nesse contexto é a dança que é uma atividade estimuladora promotora da integração e geradora de movimentos evolutivos e graciosos.
A dança nesse enfoque surge como uma atividade física de características variadas que proporciona ao idoso um cuidado com o corpo, mente e também com as relações sociais, pois na maioria dos casos essa atividade é realizada em grupo.

A dança é uma atividade física recreativa identificada como uma das intervenções de saúde mais significativas na vida das pessoas de idade mais avançada.

Devido à divulgação da dança como meio de promoção de saúde e sendo uma atividade muito praticada por grupos de idade avançada, esta é considerada uma das mais completas formas de atividade na visão de vários autores, pois trabalha o físico, o psicológico e também o social que nessa fase da vida são afetados por vários fatores relacionados ao tempo.

Como a dança é uma atividade realizada em grupo facilita a integração, o fortalecimento de amizades, diminui as angústias e as incertezas, a solidão que cercam os idosos na sua vida quotidiana.
A dança consegue trabalhar o corpo, com os seus movimentos graciosos.  A dança  é diversão, prazer, espiritualidade, identificação cultural, auto-expressão, comunicação e motivação quer seja em grupo em par ou sozinho.

A dança não cura as doenças, mas amortece os sintomas da idade.
Não se deixe dominar pela idade, envelhece mais depressa e perde a alegria de viver.

O envelhecer é só uma consequência do corpo e não da alma.
Ter idade não é sinónimo de decadência e inatividade. Ninguém escapa à velhice.
Dance. A dança é considerada uma das actividades que faz bem à saúde e ao bem-estar. Dançar faz as pessoas felizes.

Fonte: efdeportes.comlaridosos.blogspot.com

Poderá gostar também de:

1 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook