alimentação saudável

Sete hábitos para uma alimentação saudável durante as férias

domingo, julho 17, 2011

Aproveitar o tempo livre para cultivar bons hábitos alimentares evita prejuízos na balança

Férias é o período para relaxar, rever conceitos e, claro, descansar. Só não pode haver descuido quando o assunto é alimentação saudável. As férias mudam a nossa rotina, mas não podemos esquecer que determinadas coisas não entram de férias - uma delas é a saúde, diz a psicanalista Ângela Mathylde Soares.

Que tal aproveitar o tempo de sobra para rever a sua dieta? Adote esses sete hábitos que, além de te ajudarem a manter a linha nesse período, prolongam os resultados para quando as férias  acabarem.

Repense os hábitos alimentares 

Muitas vezes, a falta de tempo é a grande desculpa para adiar as mudanças nos hábitos alimentares. Durante as férias, fica mais fácil organizar e planejar as refeições, assim como investir em outros hábitos saudáveis.

Além disso, acrescenta a nutricionista Joana Lucyk, naturalmente você está menos estressado. "Não há reeducação alimentar que dê certo se estamos estressados. Nas férias, como estamos relaxados, fica mais fácil nos adaptarmos a mudanças no comportamento alimentar", ela explica.



No entanto, lembre-se de que não adianta restringir as mudanças de atitude às férias, lembra a nutricionista Teresa Cristina de Oliveira Marsi. Procure estender esses hábitos para quando o período de descanso acabar.

Tome cuidado com os pratos típicos

Usar as férias para conhecer outras culturas é comum, ainda mais por meio de sua culinária. Por mais que seja uma aventura deliciosa, exagerar nas experimentações pode pesar na balança.

"Não vale experimentar vários pedaços de várias delícias diferentes. Aí pecamos, de qualquer forma, pelo excesso. Portanto, escolha apenas uma delícia por dia", aconselha a nutricionista Joana Lucyk. "Também é preciso saber um pouco sobre a preparação do alimento, para tentar verificar se o mesmo é muito calórico e saber se há alimentos aos quais tem intolerância ou alergia, o que pode causar graves prejuízos a sua saúde", adiciona a nutricionista Teresa Marsi.

Seja prático na cozinha

É possível usar alguns macetes para tornar o preparo dos alimentos muito mais prático em casa e não precisar recorrer a fast food ou restaurantes todos os dias. O forno micro-ondas é um dos melhores amigos da praticidade: "Uma das vantagens é a melhor preservação dos nutrientes, pois neste método de cocção o alimento não precisa ser imerso em água", explica a nutricionista Meire Braga.

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados no manuseio do aparelho. Antes de consumir o alimento feito ou esquentado nele, a nutricionista Teresa Marsi aconselha que aguardemos metade do tempo de cocção para consumir o alimento - por exemplo, se a comida ficou dois minutos no forno, deve-se esperar um minuto para consumi-lo. Ela explica que há referências de que o aquecimento no micro-ondas aconteça por agitação molecular. "Caso a pessoa ingira o alimento imediatamente após a cocção, o número de radicais livres poderá ser bem alto, pois não há tempo de haver uma reorganização molecular e a redução dos radicais livres", justifica.

Também é melhor evitar recipientes plásticos, dando preferência aos de vidro. "O plástico, quando aquecido, libera bisfenol, substância tóxica para o nosso organismo, que pode favorecer a multiplicação de células de gordura, entre outros males", alerta a nutricionista Joana Lucyk.

Teresa ainda aconselha o uso de outros aparelhos práticos, como forno elétrico pequeno, multiprocessador, grill, panela de arroz elétrica e até máquina de pão.

Outra opção é comprar legumes já picados, que, como lembra a nutricionista Ingrid Bigotto, da Oligoflora SPA, podem ser usados em preparos de saladas ou sopas rápidas. "Também há muitas opções saudáveis e fáceis de preparar na cozinha, como salada de frutas com granola e agávia; polpa de açaí com granola; lanche frio com pão integral, queijo branco, peito de peru, tomate seco e alface, entre outras", completa.

Visite a feira 

Nas férias, a falta de tempo não será um empecilho para uma visita à feira, onde você pode experimentar novos alimentos. "Na feira, há uma diversidade imensa de alimentos que, muitas vezes, fogem do nosso hábito", justifica Joana Lucyk. Quanto maior a variedade das frutas, mais nutrientes diferentes você estará consumindo. Prefira as frutas da estação, que costumam ter preços mais acessíveis e melhor qualidade.

Chame os pequenos para a cozinha

Ao chamar as crianças - sejam filhos, irmãos, primos, sobrinhos, vizinhos etc. -, além de acalmá-las e distraí-las, você ajuda a educá-las. A psicanalista e psicopedagoga Ângela Mathylde Soares afirma que esse tipo de atividade lúdica é de extrema importância para o desenvolvimento da criança, já que ela aprende observando.

Cozinhar ainda tem o poder de ensinar as crianças a se alimentarem corretamente. Um dos fatores, diz a nutricionista Meire Braga, é a diminuição na taxa de rejeição dos pequenos a certos alimentos, já que, quando eles participam do preparo, o interesse em experimentá-los aumenta.

"É preciso existir o contato com os alimentos saudáveis, a exploração dos seus benefícios e o consumo por todos os que convivem com a criança", afirma a nutricionista Ingrid Bigotto, que lembra que, durante o preparo, é interessante explicar para ela qual a importância daquele alimento para a saúde.

Ocupe bem o seu tempo 

O tempo ocioso das férias pode resultar no famoso assalto à geladeira ou à dispensa em busca de guloseimas, o que leva a reflexos negativos na dieta. Por isso, ocupar o tempo de maneira produtiva pode ser benéfico para a saúde. Mantenha seu corpo e mente em atividade!

"Vá passear, ler um livro, ver um bom filme, conversar com os amigos, fazer um esporte. Tudo isso nos ajuda a manter a nossa mente distraída", aconselha a psicanalista e psicopedagoga Ângela Mathylde Soares.

Não abandone sua rotina alimentar 

Se você já segue uma rotina alimentar equilibrada, nada de deixar que ela tire férias. A consequência dos deslizes fica clara na balança. "Para se manter na linha, é importante sempre lembrar que a alimentação saudável é essencial para a qualidade de vida", aconselha Joana Lucyk.

"Crie motivos para se manter dentro de uma alimentação saudável e ter orgulho de você. Fracionar, organizar, equilibrar, são palavras mágicas para não sair de seu ideal. Coma mais vezes ao dia, organize o seu tempo e equilibre a sua alimentação com exercícios diários", completa a psicanalista Ângela Mathylde Soares.

Fonte: Minha Vida

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook