crianças

Como lidar com crianças hiperativas

sábado, julho 23, 2011

É muito comum as mães definirem qualquer criança que é ativa demais como sendo uma criança hiperativa. Mas as crianças que são hiperativas são caracterizadas pela atividade ininterrupta, ou seja, a criança é ativa nas 24 horas por dia; isso mesmo, a criança hiperativa é ativa até mesmo dormindo. A criança hiperativa é tão ativa que ela chega até a exaustão; mesmo que o corpo não agüente mais nenhuma atividade, a mente ainda pede mais.

A hiperatividade da criança é geralmente fruto de algum distúrbio como TDAH, ou distúrbios de aprendizagem e comportamento como já citamos anteriormente aqui no Big Mãe. A Hiperatividade por si só não é uma doença, por isso  precisa se tomar cuidado com o diagnostico de crianças hiperativas. Antes de qualquer coisa é preciso que os pais sejam amorosos e compreensivos, irritar-se ou gritar com a criança não vai ajuda-la em nada, ao contrário pode deixa-la muito mais agitada e nervosa. Por isso seja paciente, e para que você consiga lidar bem com a situação peça orientação de um profissional competente.
As crianças hiperativas geralmente apresentam sono agitado, mesmo tendo várias atividades durante o dia; ela parece que nunca fica cansada. No sono, é comum você encontrar o seu filho em posição invertida na cama ou tendo espasmos e tiques durante o sono.

A criança hiperativa precisa de um ambiente acolhedor em casa. Não adianta os pais se irritarem, isso não ajudará em nada!
Caso você perceba que a criança é muito agitada durante o dia, mas dorme normalmente e tem um sono tranqüilo, o que você precisa fazer é desenvolver atividades para que ela gaste toda a energia durante o dia. Mas, caso você note algum desses sintomas no seu filho, procure um terapeuta ou o pediatra dele. Depois de diagnosticado o distúrbio precisa ser tratado para que ela possa gastar toda a energia de maneira adequada e poder ter um bom sono restaurador a noite.
Você mesma pode desenvolver atividades que preencham o dia da criança, como teatro de fantoches, uma ida ao parque e outras opções que cansem a mente da criança e assim ela possa descansar a noite e repor as energias para ter um bom dia.
No caso da hiperatividade na escola, o ideal é você encaminhá-lo ao psicopedagogo que vai analisar o caso e passar atividades e exercícios para que ele controle a hiperatividade dentro da sala de aula e possa aprender melhor, além de não atrapalhar os colegas de sala.

Fonte: bigmae.com

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook