casa

Escolhendo a arte para sua parede

sábado, julho 30, 2011

Há qualquer coisa de cativante num quadro que pode, simultaneamente contar uma história e conferir nova vida a uma divisão, tudo isto sem ocupar grande espaço. Como tudo na boa decoração, também a escolha de quadros não é uma tarefa que deve ser abraçada de ânimo leve. Só assim é que não vai conseguir deixar de olhar para as suas paredes!

Confira a seguir algumas dicas que vão ajudar bastante na hora de escolher o melhor tipo de arte para suas paredes:


Olhar criativo

Quando decidimos escolher arte para as paredes de uma casa, pensamos instintivamente em quadros pintados, mas a arte é muito mais do que isso. No que toca a peças para emoldurar a sua casa, não descure a fotografia (a cores, sépia, preto e branco), ilustração, esculturas, elementos em cobre, ferro e latão, ou ainda outros processos como a impressão serigráfica, a gravação ou a litografia. Mesmo no que toca a telas pintadas, diversifique: óleo, aguarela, figurativo, abstracto, paisagem, retrato…



Valores artísticos


Na hora de começar a olhar para as paredes e dedicar-se à sua decoração, é importante que estabeleça um orçamento: caso na saiba, a arte pode ser muito cara. Basta relembrar que o quadro mais caro do mundo é o "Portrait of Dr. Gachet" de Van Gogh, adquirido em 1990 por 82 milhões de dólares (qualquer coisa como 65 milhões de euros ou 176 milhões de reais)! Por outro lado, também pode ser muito em conta: pode imprimir fotografias gigantes numa loja especializada, pintar a sua própria tela, participar em leilões, adquirir obras numa galeria de arte, em exposições ou directamente do artista. Explore todas as opções.

Quadros com estilo


Apesar de o principal objectivo de um quadro não ser o de “combinar” com a mobília – a sua missão é ser, acima de tudo, um valor acrescentado nessa divisão – existem algumas orientações básicas nesse sentido. Embora impressionante, uma pintura renascentista a óleo estaria desadequada se fosse pendurada numa sala de jantar minimalista; o mesmo se pode dizer de um abstracto num escritório decorado no estilo inglês. No acto da compra, não deve visitar galerias ou lojas especializadas munida com amostras da palete de cores ou de tecidos do seu quarto. Evite combinar a moldura com a divisão, esta deve combinar com apenas uma coisa: o quadro! Deve sempre adquirir arte que seja apropriada para o local onde vai estar exposta, no entanto, para que esta tenha um verdadeiro impacto, terá de sentir uma ligação emocional à mesma.

Tamanho certo


No que toca a obras de arte, o tamanho conta… e muito! Estabelecer a escala ideal para um quadro numa divisão pode ser feito tendo em conta o tamanho da parede ou então o tamanho de uma peça de mobília próxima. Por exemplo, muitos quadros juntos num espaço pequeno podem torná-lo ainda mais diminuto; um pequeno quadro numa parede gigantesca ficará perdido e será pouco apreciado; um quadro que for mais largo do que aquilo sobre o qual está exposto, cria um efeito visual pouco equilibrado. Um quadro pode ainda assumir o papel de foco central de uma sala, na ausência de uma janela ou lareira, por exemplo. Por outro lado, os quadros agrupados devem funcionar como um único conjunto, sendo que os conjuntos horizontais alongam uma divisão, enquanto os conjuntos verticais criam a ilusão de um espaço mais alto.

Pendurar à primeira


Regra geral, as obras de arte devem ser penduradas entre 1m65cm e 1m72cm acima do chão, no entanto, se for exibida numa zona onde habitualmente se está sentado, devem ser penduradas ligeiramente mais baixas. Se um dos proprietários da casa for mais baixo do que outro, experimente colocar dois quadros (um em cima do outro) para que ambos possam desfrutar dos mesmos ao nível dos seus próprios olhos. Para uma decoração descontraída, tem ainda a opção de não pendurar os seus quadros, deixando-os pousados no chão encostados a uma parede ou pousados sobre uma prateleira, permitindo ainda uma fácil e rápida mudança de visual, sempre que quiser.

Spotlight


Os elementos artísticos que escolher para decorar as suas paredes devem ter um impacto visualmente agradável e não devem ficar esquecidos em pano de fundo, confundindo-se com as paredes ou com a restante decoração. Para ajudar a destacar os seus quadros, pode optar por uma iluminação directa, colocada exactamente sobre os mesmos. Para além de chamar a atenção para as suas obras de arte, a iluminação, embora opcional, dá um toque de importância, simultaneamente sedutor e dramático.

Fonte: eudecoro.com

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook