casamento

Como escolher as músicas do casamento

quarta-feira, julho 27, 2011

Em geral, são tocadas de 5 a 10 músicas dependendo do seu cerimonial de casamento.

Primeiramente é necessário saber sobre as normas da sua igreja. Algumas igrejas só permitem músicas sacras ou clássicas ou fazem restrição ao número de músicas. Consulte o maestro de seu coral. As dicas abaixo englobam diversas alternativas para o cerimonial em qualquer local.


1 – Entrada dos Padrinhos

Na entrada dos padrinhos, a grande maioria do repertório musical pode ser utilizada, desde temas de filmes, músicas populares, etc. Para este momento, vale a mesma regra da música do noivo. Pode ser alegre mas sem muito impacto, pois a entrada da noiva é mais importante. Podem ser cantadas ou instrumentais. Normalmente na “fila” alternam um padrinho do noivo e um da noiva e no altar os padrinhos do noivo vão para a direita e os da noiva para a esquerda.

2 – Entrada do Noivo

Para este momento, sugerimos algo com certa “pompa”, de caráter masculino e nobre. Como o casamento está só começando, não se deve colocar uma música muito grandiosa. Em muitos casamentos este momento não existe, pois o noivo entra com os padrinhos, no final, com a mãe.

3 – Entrada das floristas/pajens

A entrada dos floristas / pajens é sempre um momento alegre e de descontração dos convidados. Em geral as crianças sempre geram um sorriso e comentários dos convidados (ex: que gracinha!) e portanto a música deve ser adequada para este momento. Em geral músicas mais suaves, temas infantis e outros do gênero. Os pajens podem ser acompanhados por músicos pelo corredor, realçando ainda mais a graciosidade do momento. As opções mais pedidas são os violinos e flauta pelo seu timbre aveludado.

4 – Clarins e Clarinada

Algumas noivas gostam de colocar os clarins para anunciar sua chegada. Os instrumentos, com flâmulas personalizadas, oferecem grande opção de requinte. Os músicos tocam em frente ao altar, o que chamamos de “clarinada”, um “anúncio” de que a noiva está entrando. Para este momento músicas curtas mas de grande impacto para preparar a música que virá a seguir, que necessitam de clarins e outros instrumentos de metal caso queira um impacto maior. A percussão é essencial para dar mais brilho ainda.

5 – Entrada da Noiva

Agora é hora de caprichar na trilha sonora. Quanto maior for a instrumentação (instrumentos e cantores do seu pacote) melhor. Músicas solenes, de grande impacto, pompa e brilho são necessárias. A tradicional marcha nupcial é muito tocada mas existem outras opções também. O grande momento chegou e o auge do casamento é agora. Se a igreja comporta um bom número de músicos, sugerimos os pacotes mais completos, que darão grande sonoridade para sua entrada.

6 – Pajens trazendo alianças

Novamente a entrada dos pajens pode solicitar músicas mais suaves. O mesmo critério para a entrada das floristas / pajens vale para este momento. Se você havia gostado de mais de uma música para eles, pode utilizar neste momento.

7 – Benção das Alianças

Para a bênção sugerimos uma música mais introspectiva, suave, pois é um momento mais profundo, puro, o que necessita de suavidade. A opção de violinos solo pode ser interessante. A Ave Maria com Soprano ou Tenor solista é uma das músicas mais pedidas, e existem em várias versões e compositores.

8 – Assinaturas

Para a assinatura vale a mesma regra de que para a benção. Em muitas igrejas esse momento não requer música, e apenas um fundo musical de curta duração (o momento é muito breve). Entretanto algumas opções de músicas podem ser reservadas e os músicos a tocarão caso haja este momento em sua cerimônia.

9 – Cumprimentos

Neste momento de seu casamento, a emoção pode vir à tona. Lágrimas de pais e parentes são muito comuns, o que pede músicas alegres e românticas. Nossos duetos de cantores solistas e o coral podem ajudar neste momento. Arranjos personalizados de seu coral ajudam a dar uma sonoridade melhor.

10 – Saída

É chegada a hora de ir. A alegria deste momento é indescritível. Todos os músicos devem ser utilizados nesta hora, que deve ter brilho, pompa, alegria e grandiosidade. Como na entrada da noiva, uma formação com coral e orquestra proporciona uma emoção especial.

Fonte: lafoto.wordpress.com

Poderá gostar também de:

2 comentários

  1. Olá Val, obrigada por estar sempre me visitando e comentando no meu blog, já te considero como amiga e faço o mesmo sempre que posso.

    A propósito essa postagem foi feita pelo meu filho, ele está em casa e tem feito algumas postagens.

    As postagens dele estão assinadas por @bakabruno

    Bom fim de semana!
    Bjos!

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook