academia

Qualidade de Vida – Academia para diabéticos

segunda-feira, julho 04, 2011


Olá pessoal, bom dia!
Muito interessante essa matéria!
Confiram!

Qualidade de vida dos diabéticos não depende só da alimentação, mas dos exercícios, defende especialista.

Sol, Carnaval, Verão e boa forma. É isso que os brasileiros procuram nessa época do ano. Tanto que as academias ficam cheias. Todos à procura do corpo ideal. Mas para os portadores do diabetes a busca pela atividade física é uma necessidade constante.

Segundo o médico ortopedista Vicente Carlos Franco Macedo, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia, pacientes com diabetes que não fazem exercícios físicos de baixo impacto regularmente têm perda de força e sensibilidade nas extremidades inferiores. “Isto leva a uma série de deformidades como os pés planos, os dedos em garra e a degeneração das articulações dos tornozelos ou joelhos”, afirma.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil há 18 milhões de brasileiros diabéticos. “Essa é uma doença caracterizada pelo aumento anormal de açúcar ou glicose no sangue. Os descuidos causam outras doenças como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais, lesões de difícil cicatrização entre outras complicações”, disse Dr. Vicente.

A prevenção da doença passa, além da alimentação, pela atividade física regular. “A prática regular de exercício físico, em especial os aeróbicos, trás diversos benefícios aos diabéticos, como o estímulo a produção de insulina pelo pâncreas, o aumento da sensibilidade celular à insulina, a elevação da capacidade de captação de glicose pelos músculos e a diminuição da gordura corporal”, conta o médico.

Dr. Vicente alerta que as alterações que o diabete mellitus pode causar no organismo são muitas e num estágio avançado pode ocorrer até mesmo a amputação de membros. “Por isso a importância da atividade física com acompanhamento médico que irá ensinar a forma correta de fazer os exercícios para melhorar a circulação do sangue, a sensibilidade do paciente e a coordenação motora e conseqüente qualidade de vida”, conclui.

Fonte: Vida, Saúde, Beleza

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook