menstruação

Entenda como a menstruação pode afetar sua pele

quinta-feira, abril 07, 2011


Olá pessoal encontrei essa matéria  e resolvi dividir com vocês, espero que gostem.
Bjos!

 Dermatologista fala de influência do ciclo menstrual na pele da mulher

Cuidar da pele nem sempre é uma tarefa fácil de ser cumprida. Imagine como deve ser trabalhoso cuidar da cútis naqueles dias que antecedem e no momento da menstruação.
Para falar sobre o assunto e dar dicas de como cuidar e amenizar os sintomas apresentados pela menstruação, leia algumas indicações da dermatologista, formada pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Dra. Márcia Purceli.

 1- Quais as alterações que podem ocorrer na pele da mulher durante esse período?

 A pele fica mais suscetível a ação dos hormônios do tipo progestágenos, que surgem na segunda metade do ciclo menstrual.

 Existe um estímulo à oleosidade, aparecimento de acnes (espinhas) principalmente na área do queixo.

 2- Quais os cuidados que a mulher deve ter em relação à pele nos dias que antecedem a menstruação?

Evitar uso excessivo de maquiagens mais oleosas, para não ocorrer obstrução dos poros. Limpar sempre a pele antes de dormir com demaquilantes e sabonetes de limpeza profunda.

Evitar mexer nas acnes (espremer cravinhos e drenar as espinhas por conta própria) para evitar as futuras manchas de difícil tratamento e escarificações, que podem evoluir para infecções mais profundas.

 3- A idade da mulher interfere nos sintomas apresentados?

Sim, na adolescência as meninas ainda passam por um desequilíbrio hormonal, portanto o ciclo ainda não está bem estabelecido. Podem apresentar cravos e muitas espinhas.

Existe também a acne da mulher adulta – a partir dos 30 anos é muito comum o surgimento de acne em região mentoniana (queixo) pela ação hormonal. Se esse sinal for persistente deve consultar um dermatologista para investigação de Síndrome de Ovários Policísticos. (SOP)

Fonte: Terra

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook