comer

Fome ou vontade de comer? Descubra as diferenças.

segunda-feira, julho 04, 2011


Olá pessoal, boa tarde!

Você sabe diferenciar quando está realmente com fome ou se não passa de uma vontade de comer? Se souber reconhecer a diferença entra os dois ajudará você, a não perder o controle de sua dieta.
A fome é um sinal de que as reservas de energia de seu organismo estão chegando ao fim, e é melhor ” reabastecer” .
Já vontade de comer é uma sensação que pode ser provocada por por outros motivos que não a real necessidade de estar reabastecida.
Complicado né!

A simples vontade de comer surge quando está ansiosa demais, ou quando está sem fazer nada, ou ainda por ter visto na padaria aqueles belos doces na prateleira. Normalmente esta vontade de comer está ligada com alimentos muito prazerosos que quase sempre estão proibidos na dieta, como doces, massas, dificilmente você diz…”Estou com vontade de comer uma salada”  ou ” Estou com vontade de comer abobrinha”.

Para poder controlar essa vontade de comer e descobrir se não é fome mesmo existem umas dicas.

* Pense bem… faz quantas horas que fez sua última refeição?
Nunca fique mais do que 4 horas sem comer nada, mesmo que seu organismo não tenha dado sinal de fome. Pois períodos prolongados sem comer, só farão você devorar tudo que estiver na geladeira na próxima refeição.
* Faça pequenas refeições e lanchinhos durante o dia, assim seu organismo não estará sempre abastecido. E já saberá que o que sentir vais ser “vontade de comer”.

* Se está chateado por que brigou com seu namorado, ou se seu chefe te chamou a atenção, ou por qualquer outro motivo. Ao invés de ficar em casa se lamentado, vá dar uma caminhada para espairecer, ficar em casa só vai fazer você ficar mais triste e angustiada, sem contar que vai acabar correndo para os chocolatinhos escondidos na gaveta.Se mesmo assim for atacar a geladeira prefira as frutas.

*Quando achar que está com fome, antes de ir comendo, tome um pouco de chá verde ou mesmo água, muitas vezes nosso cérebro confunde fome com sede.  Se em 10 minutos seu estomago continuar a apertar, então está na hora de comer, comece sempre pelas saladas.

* Com a correria do dia-a-dia não sobra muito tempo, mas tente fazer suas refeições com calma, longe da tv, do computador, saboreando cada garfada.

* Só faça as compras de mercado depois de comer, vai estar saciada e só vai comprar o que realmente necessita. se for com fome vai estocar um monte de guloseimas , que serão uma tentação em casa.



 * Chicletes e balas só enganam momentaneamente, evite ao máximo.
* Escolha uma dieta que possa comer mais variedades, assim não ficará com “vontade” de comer alimentos diferentes.

* Tente fazer uma ceia com leite ou sucos, assim não atrapalha seu metabolismo noturno e amanhecerá com menas fome.

* Quando for inevitável, afinal ninguém é de ferro, comer um doce, prefira as barras de cereais.

* Se o chocolate “pulou” em em suas mãos, então que seja somente um pedaço, e não o coma, coloque-o na boca e o deixe derreter, e vai saboreando, assim dá tempo de seu cérebro receber a notícia de que já comeu o chocolate da semana.

Se  você percebeu que comeu além do necessário ou se o ponteiro da balança não desceu o quanto queria, não desanime, não desista de seguir em frente.
Quando se sentir muito desanimada, sem maiores estímulos para seguia a diante pergunte-se …” Estou realmente feliz assim?  Quem é a única pessoa que pode mudar toda essa situação?
Neste momento só vai ter duas opções, deixar tudo como está ou tomar uma atitude saudável para mudar de vez.

Se você optou por tomar uma atitude e está determinado a emagrecer e conseguir se controlar diante das guloseimas e petiscos calóricos da sua geladeira, então não adie mais.
Não deixe que a balança ou outras pessoas te tirem essa força, comentários alheios só vão atrapalhar , assim como a ansiedade por perda de peso.

Nunca desista, tenha força de vontade e confie em você mesma!!

Fonte: Dieta e Beleza

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook